top of page

Simpósio SIPLE 2017 - PLE/L2: CONTEXTOS, USOS E PRÁTICAS DE ENSINO


30 e 31 de outubro de 2017, Faculdade de Letras - ULisboa, Portugal

Mantendo a tradição, a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) anuncia seu evento anual, o Simpósio SIPLE 2017, que está sendo planejado e organizado em parceria com a Associação de Professores de Português (APP) e o Programa em Português Língua Estrangeira/ Língua Segunda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (PPLE/L2- FLUL).

O tema eleito este ano, considerando consulta feita pela SIPLE aos associados e ao Conselho Consultivo, reflete uma demanda emergente de contextos específicos de aprendizagem de PLE/L2, a partir dos quais os usos da língua portuguesa precisam orientar práticas de ensino em sala de aula, seja ela presencial, ou a distância. A necessidade de uso da língua portuguesa por diversas comunidades linguísticas e, consequentemente, com diversos fins, tem desafiado professores e investigadores na atualidade. Cada vez mais as salas de aula de PLE/L2 têm sido espaços onde culturas e ideologias coexistem e são interpretadas e representadas na interação em português.

Sendo realizado este ano na Europa, o Simpósio SIPLE 2017 almeja congregar professores e investigadores de diferentes continentes que, com certeza, contribuirão para avançarmos na produção de conhecimento na área de PLE/L2, partindo dos usos, para os contextos de aprendizagem e para as práticas de ensino. As contribuições dos conferencistas e comunicadores devem considerar o Português para grupos linguísticos específicos, como falantes de línguas próximas, falantes de línguas distantes, comunidades indígenas, falantes de línguas gestuais/de sinais, bem como aqueles contextos onde o Português tem sido aprendido e ensinado como Língua de Herança e como Língua de Acolhimento (imigrantes e refugiados). Além disso, serão muito bem aceitos trabalhos que considerem o Português nos PALOP e em Timor-Leste. Contextos multiculturais têm caracterizado a sala de aula de PLE/L2 em muitos países/continentes, cujas práticas podem ser compartilhadas e discutidas neste evento.

Considerando também o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação na promoção da educação linguística, o ambiente virtual também oferece contribuições para avançarmos na discussão sobre usos, contextos de aprendizagem e práticas de ensino e de avaliação na área de PLE/L2.

Objetivos

O Simpósio SIPLE 2017 tem entre seus objetivos propiciar a interação entre professores, investigadores e estudantes de Letras e áreas afins, promovendo o encontro e a aproximação de ideias e práticas que são desenvolvidas na área de PLE/L2, em diferentes contextos e em diferentes partes do mundo. Além disso, este evento visa a contribuir para promover, projetar e difundir a língua portuguesa, na perspectiva de uma língua pluricêntrica e diversa culturalmente. Nessa dimensão, estarão em foco os diversos contextos em que o português é língua de uso, de aprendizagem e de ensino como LE/L2.

Temas do Simpósio

Os debates serão agrupados em torno de temas que contemplem aspectos de usos, aprendizagem, avaliação, ensino, material didático e formação de professores relativos aos diversos contextos já explicitados na apresentação desta circular, seja considerando os grupos linguísticos, seja considerando os fins de uso da língua portuguesa. Serão priorizados trabalhos das áreas da Linguística, Linguística Aplicada / Didática de Línguas, Literatura, Cultura, Educação e outras que ofereçam contribuições referentes à temática maior do evento.

Resultados esperados

O evento projetará a discussão de políticas, ideias e perspectivas para os diversos contextos emergentes na área de PLE/PL2, considerando a complexidade dos espaços multilíngues globais, e também para a promoção, a projeção e a difusão do português e seu ensino, em uma perspectiva multilateral e internacionalizada. Finalmente, também almejamos a divulgação de ideias e projetos entre gestores, professores, investigadores e estudantes de diferentes partes do mundo e que atuam ou se interessam pela área de PLE/PL2.

Público-alvo

Constituem público-alvo do evento: profissionais, professores, investigadores e estudantes da área de PLE/L2 em contextos diversos, considerando as especificidades dos diferentes continentes.

Mais informação aqui.

Entradas destacadas
Entradas recientes
Archivo
Buscar por tags
No hay tags aún.
Síguenos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page