• Facebook Basic Black
  • Black LinkedIn Icon
  • Twitter Basic Black

© 2017. Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España (APLEPES)

Nuestra sede

Universidad Complutense de Madrid
Facultad de Filología, Edificio D
Despacho 2.380
C/ Profesor Aranguren S/N
Ciudad Universitaria
28040 Madrid

Telf.: 91 394 5406

Horário: de lunes a miércoles, de 17h30 a 19h.

​(Durante los meses de verano, no se realizará atención telefónica)

E-mail: aplepes@gmail.com

November 14, 2019

November 12, 2019

Please reload

Entradas recientes

Curso de 21 horas certificado por: Universidade Complutense de Madrid / APLEPES

April 2, 2019

1/1
Please reload

Entradas destacadas

Simpósio SIPLE 2017 - PLE/L2: CONTEXTOS, USOS E PRÁTICAS DE ENSINO

July 8, 2017

30 e 31 de outubro de 2017, Faculdade de Letras - ULisboa, Portugal

 

Mantendo a tradição, a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) anuncia seu evento anual, o Simpósio SIPLE 2017, que está sendo planejado e organizado em parceria com a Associação de Professores de Português (APP)  e o Programa em Português Língua Estrangeira/  Língua Segunda da Faculdade de Letras  da Universidade  de  Lisboa (PPLE/L2- FLUL).

 

O tema eleito este ano, considerando consulta feita pela SIPLE aos associados e ao Conselho Consultivo,  reflete  uma  demanda  emergente  de  contextos  específicos  de  aprendizagem  de PLE/L2, a partir dos quais os usos da língua portuguesa precisam orientar práticas de ensino em sala de aula, seja ela presencial, ou a distância. A necessidade de uso da língua portuguesa por diversas comunidades linguísticas e, consequentemente, com diversos fins, tem desafiado professores e investigadores na atualidade. Cada vez mais as salas de aula de PLE/L2 têm sido espaços onde culturas e ideologias coexistem e são interpretadas e representadas na interação em português.

 

Sendo realizado este ano na Europa, o Simpósio SIPLE 2017 almeja congregar professores e investigadores de diferentes continentes que,  com  certeza,  contribuirão  para  avançarmos  na produção de conhecimento na área de PLE/L2, partindo dos usos, para os contextos de aprendizagem e para as práticas de ensino. As contribuições dos conferencistas e comunicadores devem considerar o Português para grupos linguísticos específicos, como falantes de línguas próximas, falantes de línguas distantes, comunidades indígenas, falantes de línguas gestuais/de sinais, bem como aqueles contextos onde o Português tem sido aprendido e ensinado como Língua de Herança e como Língua de Acolhimento (imigrantes e refugiados). Além disso, serão muito  bem  aceitos  trabalhos  que  considerem  o  Português  nos  PALOP  e  em  Timor-Leste. Contextos   multiculturais   têm   caracterizado   a   sala   de   aula   de   PLE/L2   em   muitos países/continentes, cujas práticas podem ser compartilhadas e discutidas neste evento.

 

Considerando também o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação na promoção da educação linguística, o ambiente virtual também oferece contribuições para avançarmos na discussão sobre usos, contextos de aprendizagem e práticas de ensino e de avaliação na área de PLE/L2.

 

 

Objetivos

 

O Simpósio SIPLE 2017 tem entre seus objetivos propiciar a interação entre professores, investigadores e estudantes de Letras e áreas afins, promovendo o encontro e a aproximação de ideias  e práticas que são desenvolvidas na área  de  PLE/L2,  em  diferentes contextos e  em diferentes partes do mundo. Além disso, este evento visa a contribuir para promover, projetar e difundir a língua portuguesa, na perspectiva de uma língua pluricêntrica e diversa culturalmente. Nessa dimensão, estarão em foco os diversos contextos em que o português é língua de uso, de aprendizagem e de ensino como LE/L2.

 

Temas do Simpósio

 

Os debates serão agrupados em torno de temas que contemplem  aspectos  de  usos, aprendizagem, avaliação, ensino, material didático e formação de professores relativos aos diversos contextos já explicitados na apresentação desta circular, seja considerando os grupos linguísticos, seja considerando os fins de uso da língua portuguesa. Serão priorizados trabalhos das áreas da Linguística, Linguística Aplicada / Didática de Línguas, Literatura, Cultura, Educação e outras que ofereçam contribuições referentes à temática maior do evento.

 

Resultados esperados

 

O evento projetará a discussão de políticas, ideias e perspectivas para os diversos contextos emergentes na área de PLE/PL2, considerando a complexidade dos espaços multilíngues globais, e  também  para  a  promoção,  a  projeção  e  a  difusão  do  português  e  seu  ensino,  em  uma perspectiva multilateral e internacionalizada. Finalmente, também almejamos a divulgação de ideias e projetos entre gestores, professores, investigadores e estudantes de diferentes partes do mundo e que atuam ou se interessam pela área de PLE/PL2.

 

Público-alvo

 

Constituem público-alvo do evento: profissionais, professores, investigadores e estudantes da área  de  PLE/L2  em  contextos  diversos,  considerando  as especificidades dos  diferentes continentes.

 

Mais informação aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Síguenos