Didlang2018
Colóquio Internacional “Didática das Línguas Estrangeiras“ Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Lisboa, 12 e 13 de abril 2018
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa vai celebrar “30 anos dedicados à Profissionalização de Professores de Línguas”.
Será um momento de partilha dos conhecimentos e dos trabalhos dos profissionais do Ensino/Aprendizagem das Línguas Estrangeiras. O evento serve também para realçar o importante papel dos Professores cooperantes que muitas vezes são esquecidos pelas instituições, mas que fazem parte do percurso formador dos professores, não só como profissionais, mas também como pessoas em geral.
Problemática
A didática das línguas tem se desenvolvida como área de investigação desde há mais de cinco décadas em Portugal; e a formação massiva dos professores e dos profissionais de educação começou nos finais dos anos 80 numa ação conjunta da FLUL e da FPCE.
Passado este tempo, um evento em didática das línguas estrangeiras , que tem ocupado um lugar bastante importante na formação dos professores, serve de oportunidade para reunir profissionais e estudantes que trabalham nesta campo e de proceder a um estado de arte desta disciplina em Portugal.
O presente evento serve também para refletirmos sobre os caminhos a seguir no futuro, onde os alunos surgem rodeados de aparelhos tecnológicos e num momento em que se exige cada vez mais competências digitais.
Cientes, pois, das novas exigências com que educadores e formadores se deparam no processo de ensino-aprendizagem de línguas não maternas, que consequências trarão estes avanços tecnológicos no desempenho de papéis de cada ator educativo?
Os objetivos do Encontro são:
Celebrar os 30 anos de formação de Professores na FLUL;
Desenvolver o estado da arte da didática das Línguas Não Maternas numa perspetiva diacrónica e sincrónica;
Refletir sobre o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras;
Valorizar a importância do papel dos professores cooperantes;
E promover o contacto e partilha de práticas de professores e formadores em LE/L2.
Os eixos temáticos dos trabalhos são:
Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas – Geral e para Fins Específicos
Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas e Desafios tecnológicos
Formação de Professores de Línguas Não Maternas
Produção e avaliação de recursos técnico-pedagógicos
Para mais informações, consultar o site do evento: http://didlang2018.letras.ulisboa.pt/