top of page

Webinário de Português: "Desconstruindo os estereótipos brasileiros na aula de PLE". Dia 29.05.21


No próximo Webinário de Português contaremos com a participação da Profª. Ma. Vanessa Ferreira da Fonseca Babini (Instituto Aracatu, de São Paulo), que apresentará a sessão intitulada Desconstruindo os estereótipos brasileiros na aula de PLE.


Muitos professores de PLE se deparam com alunos recém-chegados ao Brasil associando o brasileiro a imagens cristalizadas, ligadas à malandragem, mulher sensual, e mesma coisa pode ser replicada quando pensam no Brasil: Amazônia, Rio de Janeiro, carnaval, natureza, entre outros. Nota-se uma frequência de imagens e representações um tanto redutoras, podendo ser estereotipadas, e que estão presentes nas mentes de estrangeiros. Acredita-se que as causas dessa limitação estejam na formação de uma ideia de brasilidade que foi sendo construída ao longo dos anos por meio de vários fatores, entre eles políticos, históricos e culturais, sendo amplamente disseminada e incentivada pelos meios de comunicação, em especial, a publicidade.

Sabendo do grande poder das imagens em nossa sociedade de consumo e também que, hoje em dia, a publicidade ainda exerce um forte impacto na formação de ideias e na incorporação de valores, inclusive na manutenção de estereótipos existentes, o presente artigo restringe sua análise sobre o uso de estereótipos na publicidade de turismo brasileiro no exterior, em especial o turismo oficial, por acreditar na importância que esse setor desempenha na economia. Deseja-se compreender quais são as representações do Brasil e do brasileiro no exterior e como de fato isso deve ser repensado pelos professores de PLE na desconstrução ou reforço dessas visões pré-existentes.


Horário: 18h (Madrid), 17h (Lisboa), 13h (Brasília)


O certificado de assistência será expedido apenas àqueles que o solicitarem no momento do evento.

Podem se inscrever AQUI.


Contamos com a presença de vocês. Um grande abraço e muita saúde a todos/as. Comissão de Organização do Webinário de Português

Entradas destacadas
Entradas recientes
Archivo
Buscar por tags
No hay tags aún.
Síguenos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page