• Facebook Basic Black
  • Black LinkedIn Icon
  • Twitter Basic Black

© 2017. Asociación de Profesores de Lengua Portuguesa en España (APLEPES)

Nuestra sede

Universidad Complutense de Madrid
Facultad de Filología, Edificio D
Despacho 2.380
C/ Profesor Aranguren S/N
Ciudad Universitaria
28040 Madrid

Telf.: 91 394 5406

Horário: de lunes a miércoles, de 17h30 a 19h.

​(Durante los meses de verano, no se realizará atención telefónica)

E-mail: aplepes@gmail.com

November 14, 2019

November 12, 2019

Please reload

Entradas recientes

Curso de 21 horas certificado por: Universidade Complutense de Madrid / APLEPES

April 2, 2019

1/1
Please reload

Entradas destacadas

Identidade histórica do Cangaço é resgatada através do livro “Lampião, à Luz da Lei”

July 8, 2017

 

Para entender o cangaço e suas implicações sociais à época em que perdurou, notadamente até 1938, a leitura desta obra é, certamente, a melhor fonte de informações. A história do cangaço, tendo como protagonista a figura de Virgolino, o Lampião, é o tema do livro Lampião, à Luz da Lei.

Escrito pelo pesquisador Antônio Neto, a obra apresenta fatos à luz de documentos da época analisados pelo autor, tais como queixa-crime, diligência policial, exame de corpo de delito, laudo cadavérico, portaria policial, sumário-crime, libelo-crime-acusatório, depoimentos de testemunhas e itens que compõem um processo-crime sob a égide da justiça.

A análise desses documentos, tendo como personagem central a controversa pessoa de Lampião e de sua companheira Maria Bonita, já é suficiente para esclarecer fatos até então tratados de forma alheia à verdade dos documentos. Trazidos ao conhecimento do leitor contemporâneo, os acontecimentos ocorridos naquela época, pasme o leitor, nem sempre diferem dos que ocorrem hodiernamente Brasil afora. Cabe aqui uma pausa para reflexão.

O mérito desta obra reside exatamente no fato de, sob a ótica da pesquisa documental, constituir importante trabalho da historiografia do cangaço, trazendo à tona fatos até então obscuros por falta de provas documentais.

 

Compareça ao lançamento, que será realizado na Biblioteca Pública do Estado, na Rua João Lyra s/nº, em Santo Amaro, no Recife, no dia 13 de julho, às 17h30.

 

O lançamento de um livro é um momento de encontros e reencontros, o autor aguarda a sua presença para aquele abraço amigo, e claro, o mais importante, fazer-lhe uma dedicatória especial.

 

Leia mais clicando no link abaixo:

http://portalliterario.com/livros-em-foco/358-em-recife-lancamento-do-livro-lampiao-a-luz-da-lei-do-autor-e-pesquisador-antonio-neto 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Síguenos